Bitcoin e outras criptomoedas. HODL? O que significa isto?

A comunidade de criptomoedas está cheia de jargões interessantes.

Você tem “dinheiro” que não é dinheiro. Você tem “moeda” que não é moeda real (e de acordo com a Receita Federal é um ativo). “Mineração” não tem nada a ver com uma picareta ou com o uso de explosivos para desenterrar objetos de valor escondidos. Você é aconselhado a guardar o seu “não-dinheiro” em uma “carteira”, mas a carteira é “digital”, ao contrário de qualquer carteira que você sempre usou. E mesmo que você use uma carteira digital física, parece um pen drive, não uma carteira. Além disso, a sua criptomoeda pode passar por um “fork”, mas não tem a ver com talheres..

Então, nada mais adequado do que inventar uma nova palavra – HODL – um verbo, que nada mais é do que um erro de digitação para “HOLD” em uma mensagem escrita em 2013. A mensagem tornou-se famosa e o termo hodl agora é usado para definir a decisão de manter suas criptomoedas e não vender, apesar da valorização absurda em 2016 e 2017 e as subseqüentes flutuações de preços.

Aqui está a mensagem que deu origem ao termo Hodl:

bitcoin hold hodl hodling crypto

O novo termo tornou-se amplamente adotado pela comunidade de criptomoedas e transformou-se em um símbolo da crença de que essa nova tecnologia (o blockchains e suas criptomoedasmoedas) acabará por prosperar e ser parte de nossas vidas, tanto quanto a internet é hoje.

Embora seja verdade que o termo foi usado nos últimos meses para memes e piadas na internet, como estas:

Hodl 1                               Hodl 2

também é verdade que se tornou uma maneira de demonstrar uma convicção quase religiosa de que as criptomoedas chegaram para ficar. Para aqueles que investiram pesadamente – não só suas economias, mas também suas vidas – no mundo das criptomoedas, parece óbvio que os altos e baixos são apenas parte do caminho para o sucesso desta nova tecnologia. Eu sou um dos que acredita nisto, como ficou claro no meu primeiro post “é impossível escapar da revolução do Blockchain“, onde também argumento que ninguém sabe qual criptomoeda vai estar viva e ser bem-sucedida no futuro.

Mais do que qualquer coisa, a comunidade de criptomoedas precisa mostrar alguns resultados no futuro próximo.

C'mon do Something

A excitação em torno do blockchain, bitcoin e outras criptomoedas está começando a desaparecer, e uma pequena onda de desdém está começando a surgir. Ainda vai demorar um pouco antes de uma adoção maciça, mas é necessário que algo relevante aconteça logo.

cropped-crypto-conjecture-logo-22.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: