Especialistas prevêem que ao final de 2018 o preço do Bitcoin será de… tanto faz

CryptoIMage3

Qualquer pessoa que acompanhe o mercado financeiro ou notícias sobre criptomoedas encontra diariamente predições de “especialistas” sobre o preço futuro de uma criptomoeda.

É uma característica natural do ser humano – o nosso desejo incontrolável de prever o futuro. E nós continuamos pensando que é possível.

Desde que as criptomoedas começaram a fazer manchete, muitas pessoas de grande reputação no mercado começaram a prever a sua ruína e desaparecimento. E ainda continuam. Warren Buffet ainda insiste que é um péssimo investimento. E pode mesmo ser um péssimo investimento. Ou não.

Tem um número igual de especialistas que previram um aumento significativo no valor das criptomoedas, ainda que poucos (se é que teve algum) previram um aumento tão absurdo como o que vimos em 2017.

Meu ponto é: ninguém sabe. Ninguém sabe se o Bitcoin ou o Ethereum ou o Ripple vai triplicar de preço ou valer nada ao final deste ano. Tanto quanto ninguém sabe se alguma ação de empresa vai subir ou descer nos próximos dias, semanas ou meses. Mas nós ainda insistimos em tentar adivinhar.

Há um especialmente famoso estudo sobre este assunto pela empresa CXO Advisory que avaliou a performance das previsões de experts do mercado financeiro ao longo de um extenso período de tempo (1998 a 2012). E o resultado? Na média, este grupo de 68 gurus estava certo em 47% das vezes. Em outras palavras, teria sido mais eficiente simplesmente decidir subidas ou quedas de ações ou do mercado no “cara ou coroa”.

Este fenômeno foi descrito em detalhes por Nassim Taleb no seu livro Fooled by Randomness. Este livro descreve de maneira brilhante como o acaso tem um papel central nos resultados do mercado financeiro e que, apesar disto, nós estamos constantemente nos dissuadindo desta lógica ao colocar uma grande importância nas previsões que deram certo – e simplesmente ignorando aquelas que falharam.

Alguns se referem a esta discussão com a imagem de macacos vendados escolhendo ações para investir com dardos, argumentando que os macacos acabarão tendo maior sucesso do que estes especialistas de mercado financeiro.

Isto não significa que o trabalho duro feito por especialistas do mercado financeiro seja imprestável, ou que estudos sobre tendências de mercado devam ser solenemente ignorados. Entretanto, por mais que se possa obter muita informação a partir destes estudos, tem sido provado continuamente que existe um número tão grande de fatores que influencia a performance de ações (ou o valor de criptomoedas) que é na verdade inútil prestar qualquer atenção nas previsões sobre o futuro dos mercados. Talvez nós devamos admitir que ninguém sabe e aceitar a vida neste ambiente que não conseguimos controlar.

Mas, como este artigo da revista Economist de mais de 10 anos atrás argumenta, “humanos tem dificuldade de contabilizar aleatoriedade e incerteza”. E o futuro do Bitcoin e das outras criptomoedas é, de fato, incrivelmente imprevisível.

Muitos (eu incluso) acreditam que as criptomoedas e seus blockchains chegaram para ficar e vão de fato ter um impacto significativo no mundo em vários aspectos. Isto não significa que uma ou outra criptomoeda vai ser mais bem-sucedida. Nos últimos dois anos, nós vimos quão fácil é a criação de uma nova criptomoeda (já existem mais de 1.000 diferentes criptomoedas hoje) e mais fácil ainda levantar fundos para o seu desenvolvimento. Assim, a criptomoeda líder nos próximos cinco anos pode muito bem ser uma cópia melhorada do Bitcoin que ainda nem foi criada.

E, além disso, ser bem-sucedida não significa ser cara. Mesmo que uma criptomoeda venha a ser incrivelmente importante nas nossas vidas e nós tenhamos confiança absoluta na mesma para uma série de atividades, isto não significa que o seu valor (tal qual comparado com o Real por exemplo) deva ser necessariamente alto. Preços de criptomoedas hoje são – e vão continuar a ser – completamente subjetivos, como é o caso de obras de arte, ouro e outros bens.

Assim, ninguém sabe. Eu, pelo menos, estou tranquilo com isto.

Em conclusão, e para total transparência, eu tenho investimentos em diferentes criptomoedas. Portanto, espero sinceramente que se valorizem. Mas eu realmente acredito que é impossível saber. Só o tempo dirá.

 

cropped-crypto-conjecture-logo-2.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: